quarta-feira, 31 de outubro de 2007

"Pequenas igrejas, grandes negócios"

Estávamos eu e Carol na Cruz Cabugá, tentando encontrar a redação da Continente Multicultural para conseguirmos uma sonora com Marco Polo para o nosso trabalho de Radiojornalismo, quando avistamos um templo da igreja universal do Reino de Deus. Com o sol escaldante e o insuportável mormaço das 14h, pensamos em como seria bom conseguir um copinho d'água por alí mesmo. O problema é que eu, fora o passe-fácil, tinha R$ 0,80 na bolsa, e Carol não estava em uma situação tão melhor do que a minha, o dinheiro que ela tinha era pra comprar a mini DV que iríamos usar para fazer o trabalho de TV. Mas a grandiosa Igreja estava bem alí, à nossa frente, nos tentando incansávelmente. Já sabíamos que certas igrejas evangélicas, utilizavam-se do sofrimento de muitas pessoas para manipular e alienar mentes. Mas foi ainda mais assustador quando vi o real procedimento de um "culto". Nós duas ficamos impressionadas com tamanha riqueza assim que colocamos os pés dentro do Templo. Pensei, prontamente, como ficaria interessante uma matéria sobre a doutrina daquela religião, pensei logo nas fontes que usaria... nos fiéis que aceitavam, cegamente, as orientações do pastor, nas autoridades de outras religiões para que falassem sobre a forma da igreja se impor àquelas pessoas que buscam uma palavra de conforto e, depoimentos dos próprios pastores para esclarecer dúvidas à respeito da doutrina evangélica. Perguntei se era possível gravarmos dentro da "Mansão", mas saí de lá sem uma resposta. Perguntava a um pastor e ele me indicava outro. Já que estávamos na igreja, resolvemos assistir ao início de uma pregação. E, acreditem, foi deprimente. O pastor começou pedindo para que as pessoas localizassem uma passagem na bíblia. Depois que todos localizaram, ele disse que antes de iniciar a leitura do evangelho precisava dar um recado aos fiíes. Começou, então, a comparar o comércio do futebol, da fórmula 1 à religião. Disse que da mesma forma que existiam pessoas que investiam em esportes, também precisava haver gente que investisse nas "obras de Deus". Falou na importância de doar grandes quantias à igreja. "Quanto mais dinheiro você dá, mas Deus vai lhe retribuir". Essas eram as palavras do pastor. "Vou contar uma coisa a vocês, mas prometam que não vão ficar com raiva, serei muito sincero... As quantias mais altas doadas à igreja vêm de pessoas que não frequentam o templo. Isso é ruim. Vocês precisam doar mais. Tem gente que junta dinheiro e não sabe pra que. Um dia desses, um homer doou R$ 10 milhões. Doem às obras de Deus e garantam, dessa forma, um lugar no Céu", disse. A comercialização da fé, a comercialização de Deus desenvolvia-se diante dos meus olhos. O inacreditável é que as pessoas conseguem se levar pelas palavras do pastor, acreditam fielmente que receberão graças porque dão dinheiro à igreja! O pastor distribuiu boletos bancários para que quem ainda não contribuia passasse a contribuir. E todos aplaldiam, concordavam, contemplavam as palavras o magnata. Pobres criaturas. Enquanto esforçam-se, durante o mês, reduzindo alimentação, não tendo lazer, vivendo em função da doutrina da Assembléia, a conta do pastor engorda. O "comerciante da fé" planeja a viagem de férias que fará à Páris ou ao Canadá, com a família e arquiteta a casa de veraneio que construirá na Austália. "Hipócritas, parasitas", não têm vergonha de dizer o que dizem? Não sentem culpa de se apoiar na ignorância dou outros para terem prosperidade financeira na terra?

2 comentários:

Unknown disse...

Minha cara, entendo e compartilho de seu mal estar diante desse lamentável circo de horrores em que se encontram tantos grupos que se auto-intitulam cristãos, com seus falsos mestres e infames pastores, mas são uma corja de abutres.

Deixo para nosso conforto espiritual e meditação as palavras proféticas do apóstolo Pedro, em sua segunda carta, onde ele nos adverte que esses tempos chegariam. Que o Senhor Jesus nos abençõe, dando-nos o perfeito discernimento espiritual. A palavra de Deus é quem pode dirimir esses tenebrosos erros. Mas se existem esses lobos escondidos no meio do povo de Deus, existem também os verdadeiros pastores, pessoas honestas e dedicadas a causa do Senhor. E mais uma coisinha só. Quando os apóstolos deram a entender que era preciso retirar o joio(erva daninha) do trigo, o Senhor disse que não. Que deixássemos crescer juntos. No final ele fará a separação e dará a cada um segundo suas obras.

Prossigamos convictos na fé, com humildade e honestidade perante ao nosso Senhor. Que Deus te abençõe e que não permita que a desilusão com esses maus elementos a afaste da Brilhante Estrela da Manhã, do Alfa e do Omega, do primogênito de toda a Criação, o Príncipe da Paz, do coração santo de Jesus, do sangue do cordeiro que purifica de todo o mal, o nosso Senhor Jesus Cristo que vive e reina para todo o sempre.

2Pedro 1:5
1 E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;

2Pedro 10:14
10 Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;
11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,
13 Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;
14 Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;

2Pedro 18:22
18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
19 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.


(Romanos 12:17) - A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

(Mateus 7:21) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos c é u s, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos c é u s.

(Mateus 6:7) - E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

(Lucas 6:46) - E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

(Marcos 9:39) - Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.

(Lucas 9:50) - E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.

(Mateus 12:30) - Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

(Mateus 23:3) - Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;


(Mateus 5:16) - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos c é u s .

(João 4:24) - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Thulio Falcao disse...

Falso moralismo, po!
Acho que meu pensamento mais clichê sobre a igreja, qualquer tipo que diz ter fé... fé = dinheiro é: Se eles querem tanto achar Jesus, por que cobrar?

Enfim, evito comentar sobre igrejas. Já passei poucas e boas por conta delas